Durante a consulta, avaliamos a saúde geral da mulher e, quando necessário, solicitamos exames complementares, como o preventivo, ultrassons ou outros exames de imagens, laboratoriais entre outros
O preventivo, também conhecido como Papanicolau, serve para detectar lesões que podem se tornar câncer no colo do útero, além de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): clamídia, sífilis, gonorreia, HPV, candidíase e tricomoníase.
Por que é importante?
Prevenção de doenças: a consulta ginecológica e o preventivo ajudam a detectar precocemente doenças como câncer de colo de útero, miomas, cistos ovarianos e outras infecções.
Acompanhamento da saúde reprodutiva: permite avaliar a fertilidade, acompanhar a gravidez e identificar problemas hormonais.
Orientação sobre métodos contraceptivos: ajudamos a escolher o método contraceptivo mais adequado para cada mulher.
Promoção da saúde sexual: abordagem de questões relacionadas à saúde sexual e responder a dúvidas sobre sexualidade.
Quando fazer?
Primeira consulta: diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, a primeira consulta com o ginecologista não precisa ser depois da menarca (primeira menstruação). Na verdade, o indicado é que ela aconteça por volta dos 10 anos, quando surgem os sinais iniciais da puberdade.
Consultas de rotina: a frequência das consultas varia conforme a idade e a saúde da mulher, mas, em geral, é recomendado realizar uma consulta anual e o preventivo a cada 1 ou 2 anos.
Consulta e Preventivo

