Consultórios: Ponte Nova: 3881-4419 e Rio Casca: 97212-1419

Planejamento Familiar

O planejamento familiar é um conjunto de ações que visa ajudar as pessoas a decidirem livremente e responsavelmente o número de filhos que querem ter e o intervalo entre eles. Quando se trata de engravidar, o planejamento familiar se torna ainda mais importante, pois garante que a gestação seja planejada e ocorra em um momento ideal para todos os envolvidos.

Por que o planejamento familiar é tão importante ao engravidar?

  • Saúde da mãe e do bebê: uma gravidez planejada permite que a mulher esteja com a saúde em dia, livre de doenças e com uma nutrição adequada. Isso reduz o risco de complicações durante a gestação e o parto, tanto para a mãe quanto para o bebê.

  • Condições financeiras e sociais: permite que o casal se prepare financeiramente e emocionalmente para a chegada do bebê, garantindo um ambiente seguro e estável para o crescimento da criança.

  • Idade materna: a idade materna ideal para a gravidez está entre 20 e 35 anos. O planejamento familiar permite que o casal escolha o momento ideal para engravidar, considerando a idade e a saúde reprodutiva.

  • Espaçamento entre as gestações: é importante haver um intervalo adequado entre as gestações para que o corpo da mulher se recupere e para garantir o desenvolvimento saudável de cada criança.

  • Prevenção de gestações indesejadas: o planejamento familiar ajuda a evitar gestações não planejadas, que podem trazer consequências negativas para a saúde da mulher e da criança, além de gerar um impacto social e emocional.

Rômulo de Abreu Netto, ginecologista, em acompanhamento de gestante em hospital de Ponte Nova
Rômulo de Abreu Netto, ginecologista, em acompanhamento de gestante em hospital de Ponte Nova